O que é proteção de dados, como ela afeta sua empresa e como o UPINDIQUE pode te ajudar nisso

Por: Lucas Reis – Agência Conteúdo em Produção

Um assunto debatido e de extrema relevância na atualidade diz respeito a proteção de dados. Cada dia mais, a sociedade, de maneira geral, entende a importância da privacidade, proteção de dados e segurança da informação. O assunto é relevante tanto para companhias que recebem e fazem tratamento de dados quanto para pessoas que fornecem seus dados.

Em 2018, por exemplo, após o escândalo de utilização indevida de dados de usuários do Facebook pela empresa Cambridge Analytica, o tema ganhou destaque na mídia internacional e gerou preocupação de governos e empresas. O escândalo levou o FBI a investigar possíveis irregularidades na eleição norte-americana, comprovando a extrema importância do tema.

Aos usuários que depositam suas informações, interessa saber qual o nível de confiabilidade e de que maneira as instituições utilizam as informações (como dados estão sendo tratados e onde estão sendo armazenados?)

No lado das empresas, interessa saber quais legislações nacionais e estrangeiras vigentes e que devem ser respeitadas durante o tratamento de dados pessoais.

No Brasil, estaremos sujeitos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) a partir de agosto de 2020, fato que exigirá diversas mudanças de gestão, infraestrutura e tecnologia das companhias. A lei prevê graves consequências para as empresas que não se adequarem ao uso correto de dados: por exemplo, multa de até 50 milhões de reais e punições como o bloqueio do tratamento de dados.

Desse modo, fica claro que, ao mesmo tempo em que adquirir dados de seus potenciais clientes é um produto cada vez mais importante, adequar-se aos rumos que a legislação está tomando é fundamental para qualquer empresa.

Compreender a lei e como se adequar não é tarefa fácil. Entendendo a necessidade de compartilhar conhecimento nesse sentido, o UPINDIQUE preparou um novo evento com o intuito de auxiliar empresários acerca desse assunto. No próximo dia 29 de outubro, o clube de empresas promoverá palestra e encontro de negócios com o tema: “A Nova Lei Geral de Proteção de Dados e os impactos na sua empresa”, que contará com explanações da advogada Erika Siqueira Lopes Mazzeo, e com Danilo Lopes Guedes, da DHPP Soluções.

O evento gratuito acontece no Sebrae Guarulhos: Avenida Salgado Filho, 1810, Centro, Guarulhos-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Telefones

+55 (11) 9 9635-3616

+55 (11) 3588-0733

Nosso Messenger